sábado, 27 de agosto de 2011

Locaute da NBA tem data marcada para acabar!



     Desde 30 de junho, a National Basketball Association (NBA) anunciou o lockout (locaute e/ou greve) de seus jogadores, efetivamente às 0h01 do dia 1º de junho, até que um novo acordo de negociação coletivo seja alcançado com a Associação Nacional de Jogadores de Basquete (NBPA). 
     O comissário adjunto da NBA, Adam Silver, publicou uma nota sobre o caso.
      "Nós precisamos de um negócio sustentável, que permita que os 30 times tenham condições de competir pelo título, que compense razoavelmente bem financeiramente os jogadores e que dê aos times, quando bem gerenciados, a oportunidade de serem lucrativos". 
      “Fizemos uma série de propostas ao sindicato, inclusive, um acordo visando U$ 2 bilhões anuais como parte dos lucros aos jogadores - uma média de aproximadamente U$ 5 milhões por jogador, que poderia aumentar de acordo com os rendimentos futuros da liga", disse Silver.
     Durante o locaute, jogadores não receberam salários, times não podiam negociar ou assinar contratos, jogadores não podiam usar as instalações dos times, por qualquer que seja o propósito, e times não organizaram nenhum Summer Camps (treinamentos de verão), amistosos, treinamentos ou reuniões de equipe.
 
     Com quase dois meses de impasse, o locaute tem data de fim!
     A NBA anunciou a sua programação da pré-temporada de 2011, em caso que a NBA e a NBPA consigam entrar num novo acordo de negociação coletiva. 
A programação de 114 partidas começa no dia 9 de Outubro e continua até o dia 28 de Outubro, quando três partidas concluíram a pré-temporada da liga. A temporada regular da NBA está programada para começar na terça-feira, 1 de novembro.
Por: Brenno Gomez.

Um comentário:

  1. Brenão, otimo artigo.

    Mais só para tirar uma duvida, Locaut e Greve ñ são as mesmas coisas.
    Greve e quando os jogadores querem melhores condiçoes ( $$$ )
    Locaut é quando os proprietarios fecham as portas.

    ResponderExcluir