domingo, 25 de setembro de 2011

Campeonato Brasileiro 2011 (25° rodada)

Sábado, resultados:

     Atlético Paranaense x Fluminense ( 1 x 1 ) Gols: Paulo Baier, para o Atlético Paranaense / Fred, para o Fluminense.

     Santos x Figueirense ( 2 x 3 ) Gols: Léo e Borges, para o Santos / Wellington Nem e Júlio César (2), para o Figueirense.

     Flamengo x América Mineiro ( 2 x 1 ) Gols: Kempes, para o América Mineiro / Deivid e Thiago Neves, para o Flamengo.

     Corinthians x Bahia ( 1 x 0 ) Gols de Emerson.

     Botafogo x São Paulo ( 2 x 2 ) Gols: Loco Abreu (2), para o Botafogo / Henrique e Rivaldo, para o São Paulo.

     Internacional x Atlético Mineiro ( 2 x 1 ) Gols: Mario Bolatti e Fabrício para o Internacional / Renan Oliveira, para o Atlético Mineiro.

     Cruzeiro x Vasco ( 0 x 3 ) Gols de Diego Souza (3).

     Avaí x Grêmio ( 1 x 2 ) Gols: Mário Fernandes e Douglas para o Grêmio / Pedro Ken, para o Avaí.

     Atlético Goianiense x Palmeiras ( 1 x 1 ) Gols: Henrique, para o Palmeiras / Thiago Feltri, para o Atlético Goianiense.

     Ceará x Coritiba ( 3 x 2 ) Gols: Roger (2) e Edmílson para o Ceará / Bill (2), para o Coritiba.

Análise dos jogos:

Atlético Paranaense x Fluminense
No truncado primeiro tempo na Arena da Baixada (11.010 pagantes), o tricolor carioca, com uma escalação mais conservadora sem Lanzini ou Deco, controlava o jogo, mas foi do Atlético Paranaese a chance de sair na frente.
Em um pênalti pra lá de duvidoso de Edinho em Wagner Diniz, Cléber Santana chutou forte no meio do gol. Diego Cavalieri não saiu e defendeu.
Antes do fim da primeira etapa o Flu perdeu Gum, contundido. Márcio Rosário entrou em seu lugar.
E o Furacão balançou as redes e só não comemorou porque o lance foi totalmente irregular, com gente impedida e toque de mão. Bem anulado.
Na volta do intervalo Abel sinalizou que Souza entraria no lugar de Mariano, que estava passando mal no vestiário e nem tinha voltado para campo. Mas, no último instante, o lateral voltou e a substituição foi abortada.
O jogo era corrido, mas era o Flu quem passava a maior parte do tempo no ataque. O Atlético não conseguia ameaçar e já começava a ouvir vaias de sua torcida.
Mas tem aquelas coisa do futebol e, aos 17, o Furacão saiu no contra-ataque, chegou a perder a bola e Cléber Santana tocou para Paulo Baier dentro da área virar e chutar cruzado. A bola bateu no pé da trave e entrou. 1 a 0.
Abel Braga prontamente colocou Lanzini e Martinuccio, tirando Rafael Sóbis e Diogo.
O Atlético chegou a chutar uma bola para fora do estádio para segurar o placar e o jogo ganhou ares de drama com a expulsão do zagueiro Rafael Santos que, com os pés dentro da área, colocou a mão na bola. Mas nem com replay deu para saber se foi pênalti ou falta, como o árbitro marcou.
A pressão tricolor continuava e o Furacão só se defendia e utilizava-se de todos os artifícios para parar o jogo e deixar o tempo correr.
E de tanto fazer cera o Atlético nem pode reclamar dos cinco minutos de acréscimos dado pela arbitragem. E no tempo extra Manoel chegou em Lanzini na área e o pênalti foi marcado. Fred cobrou aos 47 e deixou tudo igual. 1 a 1.
Empate que vale a manutenção da quinta posição para o Flu e de nada adianta para o Furacão, que segue na 18ª posição.
Por: Rafael Belattini.
Santos x Figueirense

Ao cabo do primeiro tempo na Vila Belmiro (7.059 pagantes), entre os convocados do Santos para a Seleção, um não jogou e fez muita falta como se fosse metade do time, outro tomou um frango e um terceiro novamente deixou sua marca.
Sem o suspenso Neymar, que desfalcará o time outra vez por causa da Seleção, o Santos perde demais, principalmente quando o bom goleiro Rafael franga como frangou no primeiro gol do Figueirense, de falta batida por Júlio César, aos 9, compensada pelo empate com gol de Borges, desta vez de fora da área, o 19o. dele, aos 24.
Num jogo frio, Wellington Nem desempatou em seguida, saindo de seu campo para pegar um lançamento longo, Borges perdeu gol certo cara a cara e Léo, no último minuto, complementou uma boa jogada de Felipe Anderson nascida de falha infantil de Juninho para empatar novamente.
A exemplo do que aconteceu no jogo contra o América, o Santos voltou mais quente no segundo tempo, provavelmente porque ouviu outra bronca homérica de Muricy Ramalho.
E, logo de cara, quase Borges, de cabeça, virou o jogo.
Mas o Santos, se dominava o jogo, quase não o ameaçava e Muricy resolveu agir.
Tirou Felipe Anderson, pôs Pará em seu lugar e avançou Arouca ao deslocar Danilo para seu lugar no meio de campo.
A resposta do Figueira foi botar o atacante Rhayner no lugar de Jean Deretti.
Em seguida, tirou Juninho e botou Élder.
Mas nada acontecia digno de nota, a não ser a comprovação de como faz falta o brilho de um craque e de como Muricy estava certo ao ficar fulo da vida quando Neymar tomou, bobamente e por reclamação, já aos 48 minutos do jogo em Uberlândia, o terceiro cartão amarelo que o suspendeu.
Neymar, aliás, precisa olhar para Barcelona e constatar quantas vezes Messi desfalcou o Barcelona. E verá que nem nas datas Fifa isso acontece porque, na Europa, o futebol pára quando as seleções jogam.
Para ver se acontecia alguma coisa, o técnico do Santos trocou Alan Kardec pelo inexpressivo Diogo, aos 28.
E Jorginho tirou Bruno, machucado, e Jonatas o substituiu.
O Santos ia completando sua nona partida sem perder, mas não conseguia sua quinta vitória seguida como era obrigatório, enquanto o Figueira obtinha seu quinto empate consecutivo.
Aos 33, enfim, emoção: Borges, de virada, quase vira o placar, mas não acerta o alvo.
E, quatro minutos depois, mais emoção ainda: em ótimo contra-ataque, Welington Nem foi derrubado na área por Léo e Júlio César desempatou: 3 a 2.
O Santos dava adeus ao sonho do tricampeonato brasileiro. Agora é mesmo só o Mundial, o que não é pouco.
Por: Juca Kfouri.
Flamengo x América Mineiro

Pode ter sido bom, mas não foi nada fácil para o Flamengo encarar o América no Engenhão (6.886 pagantes).
O Rubro-Negro até começou buscando o gol, mas, sem Ronaldinho Gaúcho, não levava perigo à meta de Neneca.
Nos contra-ataques o time mineiro chegava perto e poderia ter aberto o placar no lance inacreditável em que Kempes driblou Felipe e chutou para fora com o gol aberto, como Fernando Torres, do Chelsea, contra o Manchester United.
Para a sorte de Kempes, ele pôde se redimir marcando o gol do Coelho aos 29 minutos, cobrando pênalti sofrido por Luciano e cometido por Bottinelli. 1 a 0.
O goleiro Felipe quase entregou o segundo gol no lance seguinte, mas se recuperou e ainda fez uma belíssima defesa em cobrança de falta de Amaral.
O Fla voltou dos vestiários com três alterações. Bottinelli, que perdeu um gol tão improvável quando o lançamento de Jael, deu lugar a Thomas. Jael e Maldonado também saíram para as entradas de Deivid e Diego Maurício.
As mudanças não acrescentaram qualidade, mas o Flamengo começou pressionando e chegou ao empate aos 17 minutos. Bela jogada de Léo Moura que foi à linha de fundo e cruzou para Deivid, livre, completar de cabeça. 1 a 1.
O jogo seguiu com o roteiro do Flamengo ter mais posse de bola, pressionando e errando muito contra o América que se defendia e só tentava alguma coisa em contra-ataques e agradecia a brilhante atuação do goleiro Neneca.
Era o goleiro do América quem segurava o empate até os 43 minutos do segundo tempo, quando no bate e rebate com Neneca o Flamengo conseguiu a virada com Thiago Neves de cabeça. 2 a 1.
Depois de 10 rodadas, o Flamengo volta a vencer e, por alguns minutos, conseguia recuperar a quinta colocação na tabela, mas teve que se contentar apenas com o fim do jejum.
Por: Rafael Belattini.
Corinthians x Bahia

No Pacaembu, o jogo foi morno entre Corinthians e Bahia.
Aos 7 minutos, Junior cabeceou no travessão e Titi, também de cabeça,  obrigou Júlio César a fazer grande defesa no rebote.
O Corinthians ficou com a bola, mas sem objetivo. O time do Parque São Jorge  não proporcionou nem um momento de emoção para a torcida que lotava o estádio.
No segundo tempo, depois de insistir muito, Emerson pegou a sobra e fez 1x0 para o Corinthians, aos 13 minutos.
Daí os paulistas trocaram Alex por Jorge Henrique e os baianos puseram Maranhão, Ricardinho e Zézinho  nos lugares de Carlos Alberto, Camacho e Reinaldo.
Morais também entraria, no lugar de Emerson, que deveria ter sido expulso ao fazer uma falta criminosa. E que acabou sendo expulso por cera na saída. Atacante ficará de fora do jogo contra o líder Vasco, em São Januário, no domingo que vem. Inteligente o Emerson?
Por: Brenno Gomez.
Botafogo x São Paulo

No Engenhão o Botafogo e São Paulo fizeram um jogo típico de ataque contra defesa.
Botafogo massacrou o tricolor paulista no primeiro tempo, e conseguiu fazer dois gols.
Loco Abreu, fez o primeiro meio sem querer, aos 24 minutos, em jogada brilhante de Maicosuel pela esquerda, driblando Piris e Wellington. O segundo gol do Loco Abreu, veio aos 39 minutos, de pênalti, sofrido por Renato, depois de milagre do Rogério Ceni em chute à queima-roupa de Loco Abreu, 2x0.
Juan apoiava bem, mas as vaias que ecoavam no estádio parecem ter pesado a ele. Adilson Batista chamou Rivaldo para tentar salvar a pátria e tirou Juan no inicio da segunda etapa.
Aos 14 minutos, Botafogo perdeu um gol desses gols incríveis, com o Loco Abreu. Inacreditável.
Chance claríssima teve o São Paulo aos 16 minutos, num tiro livre indireto dentro da área, por causa de uma bola atrasada para o goleiro Renan que fez bobagem ao pegá-la.
Marlos, que não fez absolutamente nada no jogo, deu lugar a Henrique. No primeiro lance do atacante são paulino ele empurrou para as redes, após falha do goleiro Renan.
No fim do jogo, um lance sensacional: Rogério Ceni foi cobrar uma falta na intermediária e cruzar para a área. Ele pôs a bola na cabeça de Rivaldo. Um gol para são paulino nenhuma botar defeito. Assistência de Rogério Ceni e gol de Rivaldo.
No último suspiro, Rivaldo tentou encobrir Renan, a bola caprichosamente parou na rede, mas por cima. São Paulo merecia a vitória.
Por: Brenno Gomez.
Internacional x Atlético Mineiro

No Beira Rio o Internacional, sem Damião, mirava a luta pela Libertadores, enquanto o Atlético-MG só pensava em sair da zona do rebaixamento.
O reencontro de Dorival Júnior contra sua ex-equipe começou equilibrada, com chances para os dois lados.
Só que, aos 26, Bolatti tabelou com D’Alessandro, invadiu a área e bateu com força. A bola explodiu no travessão e quicou dentro do gol.
Com a vantagem no placar, o Inter passou a ter mais tranquilidade na partida e poderia até ter ampliado contra o Galo que mostrava ter sentido o golpe.
E a segunda etapa seguiu no mesmo ritmo. Os mineiros não conseguiam acertar suas jogadas de ataque e só os gaúchos criavam oportunidades para balançar a rede.
Parecia tranquila a vitória do Inter, só que, mais uma vez no campeonato, o time bobeou e o Galo chegou ao empate após o cruzamento de Carlos César pela direita que Renan Oliveira completou para as redes. 1 a 1.
Dorival tirou Oscar e colocou Fabrício, ouviu vaias pela substituição, mas não sabiam que o substituto seria o pivô da polêmica do jogo.
No lance seguinte,  D’Alessandro cobrou falta pela direita, Leonardo Silva desviou no meio do caminho e Fabrício mandou para o gol. O auxiliar apontou a posição irregular do jogador colorado, mas, depois de uma conversa entre os auxiliares, o gol foi validado. E considero a decisão acertada e 2 a 1 no placar.
Na reclamação depois da confirmação do gol, o zagueiro Réver recebeu o cartão vermelho.
Os donos da casa mais uma vez tiveram chance de ampliar e paravam nas mãos de Giovanni. Rodrigo Moledo fez um lance de luta em Daniel Carvalho, recebeu o vermelho e ambos os times ficaram com 10 em campo.
Só que a igualdade no número de jogadores não resultou na igualdade no placar e o Atlético segue na inglória luta contra o rebaixamento.
O Internacional chega a 40 pontos e fica apenas um ponto atrás do Fluminense, quinto colocado e último a garantir vaga na Libertadores no momento.
Por: Rafael Belattini.
Cruzeiro x Vasco

Na Arena do Jacaré, jogo de um time só, Vasco.
Líder do Brasileirão não tomou conhecimento do time celeste que precisava vencer para não ser mais uma equipe mineira brigando contra o rebaixamento.
No agitado primeiro tempo a Raposa tentava sempre com Montillo e o líder Vasco tinha Diego Souza em mais uma boa apresentação.
Foi do camisa 10 o mais belo lance do primeiro tempo, numa bicicleta que acertou o travessão, mas estava impedido.
Diego Souza recebeu de Fellipe Bastos, tirou de Cribari na velocidade e bateu cruzado. Fábio chegou a tocar na bola, que ainda tocou na trave antes de entrar. Vasco 1x0, aos 39 minutos.
Era apenas o começo do show de Diego Souza.
Na segunda etapa o Cruzeiro esboçou uma melhora, mas a tarde era mesmo de Diego Souza que, aos 14 minutos, apareceu livre para completar o cruzamento de Fágner, 2x0.
Num ótimo lançamento, Diego Souza iria ficando na cara do gol de Fábio. Mas, Marquinhos Paraná não deixou e cometeu a falta. Último homem no lance recebeu o cartão vermelho.
A vantagem vascaína era grande! Com um homem a mais e Diego Souza.
Juninho Pernambucano tocou, Diego Souza dominou, levou a melhor contra a marcação, aplicou um chapéu em Fábio e tocou de cabeça. Vasco 3x0.
Vasco líder absoluto! Diego Souza jogando o seu melhor. Pintou o campeão?
Por: Brenno Gomez.
Avaí x Grêmio

Na Ressacada, o Avaí foi derrotado pelo Grêmio.
Mário Fernandes, aos 42 da primeira etapa, abriu o placar.
Douglas, no primeiro minuto do segundo tempo ampliou 2x0.
Pedro Ken diminuiu aos 25 minutos.
Avaí começa a ver a Série B mais de perto. Grêmio se afasta.
Por: Brenno Gomez.
Ceará x Coritiba

Lance de gol não faltou no primeiro tempo de Ceará e Coritiba, no Presidente Vargas.

Para começar o time da casa saiu na frente com uma pintura aos sete minutos. Leandro Chaves cruzou da direita e Roger acertou uma meia bicicleta de primeira. A bola bateu nas duas traves e entrou. Um golaço.
A resposta do Coritiba poderia ter vindo com Luccas Claro aos 13 minutos, mas Fernando Henrique evitou o empate.
Mas evitou por pouco tempo já que, aos 19, Bill tabelou com Anderson Aquino e recebeu na área para deixar o placar empatado em 1 a 1.
O jogo seguiu agitado com as duas equipes buscando o gol e o Vovô tendo que agradecer ao goleiro Fernando Henrique, já que sua defesa não conseguia se encontrar.
Aos 40 o Ceará voltou a ficar em vantagem com a cobrança de falta perfeita de Edmilson. A bola foi no ângulo do gol de Vanderlei, que só olhou. 2 a 1.
A festa durou pouco mais do que o tempo do intervalo, já que o Coritiba voltou a empatar, mais uma vez com gol de Bill, aos dois minutos da segunda etapa.
Sabendo que mesmo o empate já seria ruim para a seqüência do campeonato, o time cearense foi para a pressão em busca do terceiro gol e conseguiu aos 23 minutos.
Em jogada bem trabalhada Osvaldo tocou para Vicente dentro da área. O lateral, já na linha de fundo, cruzou para trás e Roger bateu de chapa para marcar seu segundo gol no jogo. Ceará novamente na frente, 3 a 2.
O Coritiba não conseguiu reagir e o Ceará seguiu mais tempo com a bola e até criou oportunidades para ampliar o marcador.
Ruim para o Coxa, que perde a seqüência de três jogos sem derrotas e fica um pouco mais longe da briga pela Libertadores, e ótimo para o Vovô, que encerra o jejum de seis jogos sem vencer e, com 30 pontos, termina a rodada na 14ª colocação.
Além de mexer com cearenses e paranaenses, a partida em Fortaleza também teve a atenção dos mineiros. Com o placar do Presidente Vargas, a última posição fora da zona do rebaixamento é do Cruzeiro e a primeira da zona da degola é do Galo. E Minas ainda têm a lanterna na mão do América. Que fase...
Por: Rafael Belattini.
Atlético Goianiense x Palmeiras

O Atlético Goianiense enfrentou o Palmeiras no Serra Dourada e conseguiu um resultado brilhante!
Em busca de uma vaga na Copa Sul-Americana neste Brasileirão o time conseguiu um empate heróico no apagar das luzes.
Perdendo do Palmeiras por 1x0 e com nove jogadores desde os 17 minutos do segundo tempo, e com 10 desde os 43 do primeiro, o Dragão buscou o empate aos 35 minutos da segunda etapa, com Thiago Feltri.
O Palmeiras dominou o primeiro tempo, e Henrique fez 1x0 aos 23 minutos, ao desviar uma cobrança de falta de Marcos Assunção.
Palmeiras se acovardou ridiculamente no segundo tempo e tomou o castigo que mereceu. 1x1 e péssimo empate para o Palmeiras.
Por: Brenno Gomez.

Classificação da 25° rodada do Campeonato Brasileiro.

ClassificaçãoPJVEDGPGCSG%
Vasco4926147541281362.8
Corinthians4726145737261160.3
São Paulo4626137641301159
Botafogo4525136640281260
Fluminense4126132113431352.6
Flamengo4126101154234852.6
Internacional40261010643331051.3
Palmeiras392691253225750
Coritiba36261061044341046.2
10ºFigueirense36269983233-146.2
11ºSantos352410593637-148.6
12ºAtlético-GO35269893229344.9
13ºGrêmio332596102933-444
14ºCeará302686123344-1138.5
15ºBahia302679102933-438.5
16ºCruzeiro292685133133-237.2
17ºAtlético-MG252674153244-1232.1
18ºAtlético-PR242659122538-1330.8
19ºAvaí222657143054-2428.2
20ºAmérica-MG1926310133248-1624.4
P pontos – J jogos– V vitórias – E empates – D derrotas – GP gols pró – GC gols contra – SG saldo de gols – % aproveitamento
Créditos: www.linkatual.com