segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Campeonato Brasileiro 2011 (23° rodada)

Sábado, resultados:

     Santos x Cruzeiro ( 1 x 0 ) Gol de Borges.

     América Mineiro x Avaí ( 2 x 2 ) Gols: William e Cléverson, para o Avaí / Gilson e André Dias, para o América Mineiro.

Domingo, resultados:

     Palmeiras x Internacional ( 0 x 3 ) Gols de Leandro Damião (3).

     Fluminense x Corinthians ( 1 x 0 ) Gol de Fred.

     Ceará x Atlético Goianiense ( 1 x 1 ) Gols: Egídio, para o Ceará / Felipe, para o Atlético Goianiense.

     Coritiba x Botafogo ( 5 x 0 ) Gols: Émerson, Marcos Aurélio, Bill, Rafinha e Everton Costa.

     Figueirense x Vasco ( 1 x 1 ) Gols: Wellington Nem, para o Figueirense / Fagner, para o Vasco.

     Flamengo x Atlético Paranaense ( 1 x 2 ) Gols: Welinton, para o Flamengo / Herácles e Guerrón, para o Atlético Paranaense.

     Grêmio x São Paulo ( 1 x 0 ) Gol de Douglas.

     Atlético Mineiro x Bahia ( 2 x 0 ) Gols de Magno Alves (2).

Análise dos jogos:

     Eu (Brenno Gomez) não acompanhei nenhum jogo nesta rodada, portanto os posts ficam por conta de Juca Kfouri e Rafael Belattini.

Santos x Cruzeiro

No bom primeiro tempo na Vila Belmiro (9.367 pagantes), não seria nenhum exagero dizer que o Santos merecia sair com um placar muito mais elástico contra o Cruzeiro.
Porque o 1 a 0 feito na bela trama que envolveu passe de Neymar, cruzamento de Alan Kardec e finalização de Borges, aos 12 minutos, poderia ser 3 a 0.
Isso se a arbitragem não anulasse mal os gols de Edu Dracena, aos 9, e o outro de Borges, aos 21, apontando impedimentos inexistentes, marcados pelo auxiliar Pedro Santos de Araújo e confirmados pelo árbitro Francisco Carlos Nascimento.
E o Cruzeiro até melhorou quando sofreu o gol que não foi anulado, mas no jogo em que os dois goleiros eram meus xarás, foi o Rafael da Raposa quem teve que fazer duas boas defesas.
A melhor chance mineira foi em mais um erro da arbitragem, que marcou um pênalti ridículo em Montillo, supostamente cometido por Anderson Carvalho, que substituiu o contundido Alisson no primeiro minuto de jogo
Mas a discussão de mais um pênalti mal marcado contra o Peixe deve ficar um pouco de lado, já que o argentino cobrou a penalidade para fora.
Na segunda etapa foi o Rafael santista quem teve que primeiro abafou uma bola que sobrava para Bobô, depois evitou que o cruzeirense marcasse um belo gol de voleio. Fora o chute de Fabrício que passou tirando tinta.
O Cruzeiro trocou Gilberto por Gabriel Araújo. O Santos trocou o contundido Borges por Diogo. E Neymar resolveu tirar um jogador de azul do campo quando a partida já estava equilibrada.
Léo, que já tinha amarelo, não aceitou a receber uma “carretilha” (ou qualquer outro nome regional para o humilhante drible) e derrubou Neymar. Segundo amarelo e vermelho.
Com um a mais o Santos voltou a ser melhor e Muricy teve que fazer a terceira substituição por conta de algum problema físico. Anderson Carvalho deixou o campo mancando para a entrada de Crystian.
E ainda deu tempo para Neymar tirar mais um de campo. Fabrício se irritou e agrediu Neymar num lance de linha de fundo e aparentemente sem perigo.
Sem levar sustos e não ampliando por erros em finalizações, o Santos caminhou tranquilo para garantir os três pontos que o fizeram ultrapassar Grêmio, que joga amanhã, e o próprio Cruzeiro, assumindo a 12ª posição com 29 pontos.
América Mineiro x Avaí

No outro jogo da noite, na Arena do Jacaré, que recebeu impressionantes 734 pagantes, o América chegou perto de largar a lanterna, mas permitiu que o Avaí empatasse e ambos seguirão na zona do rebaixamento.
Os dois gols foram na primeira etapa. Gilson abriu o placar aos oito minutos e André Dias fechou o placar aos 27. Na segunda etapa o Avaí diminuiu com William aos 32 e, com ajuda da confusa defesa do Coelho, Cleverson empatou aos 36.2 a 2.
Figueirense x Vasco

No Orlando Scarpelli, o Vasco, sem Juninho e Felipe, saiu atrás logo aos quatro minutos, quando seu setor defensivo falhou e, no bate-rebate, a bola sobrou para Wellington Nem fazer 1 a 0.
O Figueirense era melhor no início da partida e apertava atrás do segundo gol, mas o Vasco foi equilibrando e chegou ao seu gol de empate também contando com ajuda do adversário.
Porque, no mínimo, o time do Figueirense dormiu ao ver Fagner chutar cruzado e, sem que ninguém tocasse na bola, a bola entrar no cantinho para colocar 1 a 1 no placar.
E o Vasco ainda fez o gol da virada, mas a arbitragem anulou e não deu para entender muito bem por que. Se o auxiliar indicou impedimento, errou feio.
No segundo tempo o time carioca voltou parecendo que ia para cima para sair de Florianópolis como líder do campeonato.
Mas logo a partida ficou travada no meio de campo com erros de passes e finalizações. E era claro que no caso do Vasco os desfalques fizeram toda a diferença.
Mesmo assim foi do Vasco a última chance de vencer o jogo, já nos acréscimos, mas Diego Souza acabou chutando em cima de Wilson quando ficou cara a cara com o goleiro.
Coritiba x Botafogo

Já no Couto Pereira (17.142 pagantes) o Coritiba foi para cima e conseguiu vencer o outro candidato a líder, o Botafogo, que pareceu nem ter viajado para a capital paranaense.
Na primeira etapa foram quatro chutes de fora da área que exigiram boas defesas de Jefferson. Fora o cabeceio de Émerson aos 29 que Renato salvou em cima da linha.
Os donos da casa saíram para o intervalo com vantagem no placar depois que Émerson teve mais uma chance de cabeça e dessa vez ninguém apareceu para atrapalhar. Aos 43 minutos, 1 a 0.
No começo do segundo tempo o Botafogo se complicou ainda mais quando o árbitro Fabrício Neves Correa marcou mais um daqueles pênaltis bem brasileiros, de Jefferson em Bill.
Aos 10, Marcos Aurélio cobrou no meio do gol e fez 2 a 0.
No lance seguinte o time carioca teve sua melhor chance de marcar, Elkeson acabou acertando em cheio o goleiro Vanderlei.
O lance não começou uma reação e, aos 19, a defesa botafoguense assistiu a bola cruzar a área para Bill escorar e fazer o terceiro. E ainda deu tempo de, aos 35, Rafinha fechar a goleada contra o já entregue time botafoguense.
Para acabar com tudo, Éverton Costa fechou a goleada com mais uma besteira da defesa e um gol aos 43 minutos. 5 a 0.
Nada bom para o Botafogo, que não consegue acabar com a história de que só vence quando joga fora do Engenhão.
Afinal, desde que bateu o Cruzeiro em Minas, no dia 30 de julho, a arrancada do Fogão teve seis vitórias em oito jogos, mas todas no Rio. Fora, perdeu para Inter e Coxa.
Palmeiras x Internacional

Enquanto isso, no Pacaembu (9.024 pagantes), o Internacional roubou a sétima posição do Palmeiras vencendo o time alviverde por 3 a 0, todos gols do artilheiro Leandro Damião, aos 24 do primeiro tempo, outro aos 37 do segundo e, para fechar com chave de ouro, um golaço aos 46.
Ceará x Atlético Goianiense

Em Fortaleza, no Presidente Vargas, Ceará e Atlético-GO ficaram no empate em 1 a 1. O gol cearense foi de Egídio aos 37 da primeira etapa e o empate goiano veio com Felipe, aos 43 do segundo tempo.
Fluminense x Corinthians

O Fluminense só não fez 1 a 0 nos 15 primeiros minutos porque Ciro, aos 8, não deu para Lanzini livrinho fazer o gol e porque quando a bola chegou nele, e ele chutou, Júlio César fez linda defesa.
Em seguida, aos 12, o mesmo Ciro bateu e Chicão salvou na linha fatal.
O Corinthians havia começado bem o jogo, mas o Flu foi para cima e quase abriu o placar.
Aos 17, Fred tentou de longe e Júlio César teve de se virar novamente.
Era o time de guerreiros e não o sem vergonha em campo no Engenhão (22.394 pagantes), aproveitando-se da avenida que havia no lado esquerdo da defesa alvinegra.
Aos 22, enfim, Fred bateu falta da intermediária, a bola desviou no cotovelo de Willian na barreira e fez 1 a 0.
Até demorou.
O Flu seguiu melhor, embora mais cauteloso e só aos 38 o goleiro Diego Cavalieri fez sua primeira defesa.
Aos 40, Fred mandou por cobertura o que seria o segundo gol, mas a bola encobriu também o travessão.
Aos 42, Mariano tirou lasca do travessão.
O Corinthians voltou com Paulo André no lugar de Ramon, que levara cartão amarelo por reclamação, improcedente, por sinal.
O tricolor voltou para cozinhar o jogo em banho maria, ainda mais que o Corinthians parecia cansado ou de ressaca depois do jogo da quinta-feira contra o Flamengo.
Mas, de todo modo, eram os paulistas que procuravam mais o gol, embora sem maior perigo.
O alvinegro ficava com a bola e o tricolor preparava o contra-ataque, com Fred em tarde inspirada.
Lanzini saiu e Rodrigo entrou, para fechar ainda mais.
Mariano se machucou e Digão foi para o jogo.
Edenílson entrou e Welder foi embora, aos 27.
Era um time em busca do empate e outro para segurar a vitória.
O jogo que tinha sido bom no primeiro tempo era quase chato no segundo.
E Martinucio substituiu Ciro para os contra-ataques.
Aos 34, Danilo entrou e Leandro Castán saiu. Era o tudo ou nada.
E a arbitragem impediu um ataque legalíssimo do Flu, que poderia redundar no segundo gol.
O Flu vencia seu quarto jogo seguido, no velho estilo.
Flamengo x Atlético Paranaense

O Flamengo foi até Macaé, mas não foi dessa vez que reencontrou o caminho das vitórias.
No estádio Cláudio Moacyr Azevedo (5.924 pagantes) parecia que a má fase ia acabar, quando o rubro-negro carioca foi melhor que o Atlético Paranaense na primeira etapa.
Poderia ter saído na frente na cobrança de falta que Renato carimbou o travessão, aos três minutos, ou na bola que Deivid acabou mandando na rede pelo lado de fora, aos oito.
Ronaldinho Gaúcho deu trabalho ao goleiro Renan Rocha na tentativa de fora da área aos 25, cobrando falta com perigo aos 30 e até no escanteio que chegou a tocar no travessão no minuto seguinte.
Mas quem balançou as redes foi o Furacão, aos 39. Guerrón avançou pela esquerda e tocou para Héracles chutar. Felipe espalmou, mas a bola bateu na trave e entrou.
Na saída para o intervalo o Flamengo foi acompanhado por vaias e na volta Deivid deu lugar à Jael e Negueba substituiu Luiz Philipe, o Muralha.
Só que o segundo golpe, ou gol do Atlético, veio com 36 segundos. Guerrón dominou na área, tirou Welinton com enorme facilidade, como é costume, e bateu na saída de Felipe. 2 a 0.
O Flamengo, apesar de mais ofensivo na segunda etapa, não conseguia encontrar espaços na defesa do Atlético-PR, que jogava recuado e esperando contra-ataques.
A bola parada seguia como uma ótima arma. Em mais um escanteio cobrado por Ronaldinho, aos 19, Thiago Neves cabeceou com força, mas Deivid, o xará do Furacão, tirou em cima da linha.
O Furacão colocou Fransérgio no lugar de Marcelo Oliveira enquanto o Fla fez sua última mudança com a entrada de Diego Maurício na vaga de Junior Cesar.
Então o Flamengo ficou com um a mais. Guerrón levou um cartão amarelo bobo por seguir em uma jogada que já tinha sido parada. Depois deu um carrinho um pouco mais forte no campo de ataque e acabou sendo mandado para o chuveiro.
Antônio Lopes tirou seu único atacante em campo, Adaílton, para colocar Gustavo e tentar se segurar como desse.
Com os paranaenses chamando o Flamengo para o ataque, o time carioca conseguiu diminuir aos 36 minutos. Depois de cobrança de escanteio, Diego Maurício tocou com a mão, se entregou, a arbitragem não percebeu e a bola sobrou para Welinton marcar. 2 a 1.
Dava tempo de buscar não só o empate, mas até a virada. Teve pressão do Fla, ferrolho do Furacão, uma chuva de bolas alçadas e cinco minutos de acréscimos.
Só não teve gol.
Não se sabe direito se o problema do Flamengo é falta de gás em campo, excesso na preleção ou outra coisa, mas já são oito jogos sem vencer e a equipe deixou até mesmo a zona de classificação para a Libertadores.
Atlético Mineiro x Bahia

No confronto direto contra o Bahia, na Arena do Jacaré (10.991) Magno Alves foi o nome do Galo e marcou os dois gols da vitória por 2 a 0. O primeiro de pênalti, aos 49 da primeira etapa, e o segundo aos 10 do segundo tempo.
Grêmio x São Paulo.

O Grêmio foi para cima do Sāo Paulo como manda o figurino nos jogos no Olímpico, com 30.078 pagantes.
E o São Paulo, cauteloso, tratou de se fechar para esperar o ânimo gaúcho arrefecer.
E, aí, teve de tudo, com Douglas correndo como raras vezes se viu; com Rogério Ceni tentando encobrir André Lima e quase dando um gol ao tricolor dos Pampas; com Mário Fernandes fazendo uma festa pela direita como se fosse Mané Garrincha e com o tricolor paulista, organizadamente, mostrando que queria sair líder de Porto Alegre.
Era um jogo bom de se ver e, aos 23, o Grêmio fez linda jogada que culminou com um gol anulado de André Lim! por impedimento.
Mário Fernandes lembrava Renato Gaúcho e a blitz gremista já durava meia hora sem que o rival conseguisse equilibrar o jogo.
Aliás, por falar em Mário Fernandes, Daniel Alves e Maicon que se cuidem…
Aos 40, enfim, o São Paulo conseguiu encaixar um contra-ataque e Edcarlos salvou o que seria o gol de Cícero.
No segundo tempo as coisas mudaram porque o time paulista percebeu que teria de sair de seus cuidados e foi à luta, assustando os gaúchos.
Mas, aos 20, Escudero lançou Julio César pela esquerda, ele driblou o zagueiro são-paulino na linha de fundo e deu para Douglas, que vinha de trás, que fuzilou para fazer 1 a 0, o resultado que o time merecia pelo primeiro tempo.
Sim, Douglas mantinha seu ex-time na liderança do Brasileirão.
Miralles entrou no lugar de Marquinhos e Jean no de Casemiro, um para cada lado, naturalmente.
E William entrou no lugar de Cícero.
O São Paulo também jogava no segundo tempo e buscava o empate com vontade.
Faltando 10 minutos, Rivaldo foi pro jogo, no lugar de Dagoberto.
O Mosqueteiro gaúcho ajudava o paulista, um por todos, todos por um.
O São Paulo perdia mais uma vez a chance de ser líder deste campeonato que é um perde e ganha danado.
Por: Juca Kfouri e Rafael Belattini.
Classificação da 23° rodada do Campeonato Brasileiro.

ClassificaçãoPJVEDGPGCSG%
Corinthians4323134635231262.3
Vasco422312653327660.9
São Paulo412312563528759.4
Botafogo4022124636251160.6
Fluminense3723121103026453.6
Flamengo36239953831752.2
Internacional35239863930950.7
Palmeiras342381052923649.3
Coritiba322395939291046.4
10ºFigueirense31238782830-244.9
11ºAtlético-GO30238692927243.5
12ºGrêmio30228682727045.5
13ºSantos29218582932-346
14ºCruzeiro282384113028240.6
15ºCeará272376103037-739.1
16ºAtlético-MG242373133040-1034.8
17ºBahia24235992532-734.8
18ºAtlético-PR222357112436-1231.9
19ºAvaí212356122748-2130.4
20ºAmérica-MG182339113044-1426.1
P pontos – J jogos – V vitórias – E empates – D derrotas – GP gols pró – GC gols contra – SG saldo de gols – % aproveitamento
Créditos: www.linkatual.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário